Projetos de Pesquisa

2015 – Atual: AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA AMAZÔNIA: REDE DE PESQUISA E FORMAÇÃO ACADÊMICA (UNICAMP-UNIR UFOPA)

Descrição: Objetivo geral do projeto é analisar os impactos das experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia. Como objetivos específicos: Constituir uma rede de cooperação com o propósito de minimizar oacentuado desequilíbrio regional, que ainda perdura na pós-graduação brasileira, através de missões de estudo, docência e pesquisa entre os participantes deste projeto;Formar mestres, doutores e pós-doutores, em sistema de cooperação entre a Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Rondônia UNIR e Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA, através dos respectivos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, bem como ampliar a pesquisa e a produção científico acadêmica nas linhas de pesquisa contempladas no âmbito deste projeto; III. Mobilidade de docentes: Promover a realização de cursos e seminários dos Docentes dos três programas de Pós-graduação envolvidos no projeto. IV. Mobilidade de mestrandos: Promover a realização de missões de estudos e pesquisa entre os Programas de Pós-Graduação em Educação envolvidos. V. Oferecimento de disciplinas: Oportunizar o oferecimento de disciplinas pelos professores do PPGE/Unicamp aos discentes do PPGE/Unir. VI. Publicações: Oportunizar publicações conjuntas entre os três programas durante as ações e ao final do projeto.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2015 – Atual: Dilemas de nuevas culturas de producción de conocimiento. Los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en el contexto de la evaluación de la calidad de la Educación Superior.

Descrição: -Analizar las principales características que asume el desarrollo de los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en las últimas tres décadas. -Identificar tendencias y cambios institucionales que pueden significar procesos de cambio en las culturas de producción de conocimientos y su vínculo con políticas de evaluación y regulación estatal. -Identificar desde una perspectiva comparada las convergencias y divergencias que permitan generar acciones colaborativas y de integración entre postgrados de los diferentes países. - Aportar conocimientos para el fortalecimiento del proceso de formulación de políticas públicas de formación de posgrado y sus articulaciones con otras problemáticas relacionadas de la educación superior que contribuyan a la toma de decisiones en los ámbitos institucionales y gubernamentales.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2015 – Atual: Programa de Centros Associados da Pós-Graduação - CAPG entre a Universidade Estadual de Campinas e Universidade Nacional de Córdoba

Descrição: O projeto preve reuniões conjuntas de cooperação internacional entre Brasil e Argentina, e enfatiza o desenvolvimento interinstitucional da pós-graduação. São realizadas Missões de Trabalho e Missões de Estudos que favorecem o intercâmbio de professores e alunos aperfeiçoando o desenvolvimento de estudos e pesquisas, a elaboração de projetos conjuntos e a publicação da produção intelectual.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2014 – Atual: Judicialização do Direito à Educação

Descrição: Trata-se de proposta de pesquisa interdisciplinar na área de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, cujo objetivo principal será o de pesquisar as decisões do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo entre os anos de 1988 e 2013 a fim de identificar a sua atuação diante do controle de políticas públicas educacionais para a efetivação do direito à educação sob o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana na aquisição da vaga escolar , tendo como suporte aquilo que, constitucionalmente, definiu-se como educação obrigatória (direito público subjetivo). O estudo será feito através de fundamentação teórica para consolidação do diálogo entre as ciências, necessário para a compreensão de políticas públicas educacionais; interpretação zetética dos textos legais em contraposição à interpretação puramente dogmática; e análise institucional, no que tange à discussão dos Poderes Públicos e suas relações com as fases das políticas educacionais para efetivação do direito. Obs.:Um dos auxílios financeiros é referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC-EM/CNPq-PRP/UNICAMP, com 3 bolsistas. Importante pontuar que as atividades do estágio de PIBIC-EM estarão vinculadas a um dos objetivos específicos do projeto de pesquisa, a saber: consolidar o diálogo entre as ciências necessário à compreensão de políticas públicas educacionais, tendo em vista serem oriundos do nível médio da Educação Básica de forma a permitir que desenvolvam conhecimento sobre uma temática que envolve não só as políticas educacionais, mas a convivência numa sociedade democrática. Todos os orientados estão vinculados ao projeto, uma vez que devem realizar seus respectivos trabalhos - TCC, Dissertação - vinculados ao projeto de pesquisa institucional em andamento.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (3).

2014 – Atual: Observatório Ibero-americano de Estudos Comparativos em Educação OIECE

Descrição: O OIECE é um espaço da pesquisa acadêmica em educação comparada e acompanha a produção acadêmica dos cursos ou programas de pós-graduação em educação em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ibero-america com o propósito de: Contribuir para a produção e disseminação do conhecimento na temática da pesquisa comparativa em educação, o fortalecimento e a ampliação dos estudos comparativos em educação em programas de pós-graduação stricto sensu existentes em Ibero-america. o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais que contribuam para o avanço da pesquisa comparativa educacional, ampliar a produção acadêmica, suas abordagens teórico-metodológicas, os sistemas educacionais, elaboração e implementação de políticas educacionais, avaliação educacional, formação de docentes, entre outros temas; Estimular a comunicação entre a comunidade acadêmica ibero-americana, os gestores nacionais e locais e os atores educacionais e disseminar estatísticas das agências e instituições educacionais ibero-americanas e internacionais como subsídio ao aprofundamento de pesquisas sobre a realidade educacional ibero-americana e mundial;.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4).

2014 – Atual: MAPAS CONCEITUAIS E TEMÁTICOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM IBERO-AMERICA ENTRE 1997 e 2012.

Descrição: A pesquisa resgata el contexto da diversidade conceitual da Educação de Pessoas Jovens e Adultas, da especificidade da definição das Metas, objetivos, acordos e compromissos colocados como prioridades da agenda académica internacional para esta temática. Se pergunta pelos diferentes conceitos, enfoques e perspectivas teórico-analíticas que povoam o universo acadêmico de ibero-américa assim também como o registro da produção acadêmica com o qual se procura elaborar um mapa a partir da análise da produção acadêmica de teses e dissertações produzidas entre os anos 1997 e 2012. Este mapa identificará abordagens conceituais, perspectivas teórico-analíticas de consenso e conflito assim como também detectará tendências discursivas e do pensamento hegemónico que se aproximam e/ou distanciam ao tratar a Educação de Pessoas Jovens e Adultas nas produções acadêmicas de países ibero-americanos. Do ponto de vista teórico-metodológico a pesquisa se apoia em Ferrer (2002) e Novoa(1995) e transita pelos Estudos Estado do Conhecimento porém qualifica este enfoque ao mapear conceitualmente a temática, os enfoques e suas tendências.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (10).

2013 – Atual: Dilemas de nuevas culturas de producción de conocimiento. Los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en el contexto de la evaluación de la calidad de la Educación Superior

Descrição: -Analizar las principales características que asume el desarrollo de los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en las últimas tres décadas. -Identificar tendencias y cambios institucionales que pueden significar procesos de cambio en las culturas de producción de conocimientos y su vínculo con políticas de evaluación y regulación estatal. -Identificar desde una perspectiva comparada las convergencias y divergencias que permitan generar acciones colaborativas y de integración entre postgrados de los diferentes países. - Aportar conocimientos para el fortalecimiento del proceso de formulación de políticas públicas de formación de posgrado y sus articulaciones con otras problemáticas relacionadas de la educación superior que contribuyan a la toma de decisiones en los ámbitos institucionales y gubernamentales.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4).

2013 – Atual: Formação, alfabetização e letramento: a experiência do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Descrição: Tendo em vista o lançamento do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em final de 2012, em que o MEC instaurou um conjunto de ações para cumprir a meta de um Brasil alfabetizado, nosso projeto pretende investigar alguns dos desdobramentos das propostas desse programa no contexto do estado de São Paulo , tendo como referência a atuação da Unicamp como universidade parceira.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1).

2012 – Atual: Programa de Centros Associados CAPG - Unicamp/Univ. Cordoba/UNESP e UNISINOS

Descrição: O projeto preve reuniões conjuntas de cooperação internacional entre Brasil e Argentina, e enfatiza o desenvolvimento interinstitucional da pós-graduação. São realizadas Missões de Trabalho e Missões de Estudos que favorecem o intercâmbio de professores e alunos aperfeiçoando o desenvolvimento de estudos e pesquisas, a elaboração de projetos conjuntos e a publicação da produção intelectual.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4).

2011 – Atual: Implementação de Políticas Públicas de Educação Infantil: registro, sistematização e produção de conhecimento de uma escola da Rede Municipal de Campinas

Descrição: O projeto de pesquisa intitula-se Implementação de Políticas Públicas de Educação Infantil: registro, sistematização e produção de conhecimento de uma escola da Rede Municipal de Campinas e, visa a refletir sobre o processo de implementação de políticas públicas de educação infantil na Rede Municipal de Educação de Campinas. Para tanto, pretende se partir de uma leitura da produção de uma escola; seu cotidiano registrado em diversos e diferentes documentos e sistematizações.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2010 – Atual: O conceito de situação no planejamento: de Mannheim a Carlos Matus

Descrição: Análise teórica dos fundamentos do planejamento na esfera pública com ênfase no planejamento estratégico situacional.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2009 – Atual: Análise de políticas de formação de gestores educacionais

Descrição: Identificação e análise de políticas educacionais nos diversos níveis de governo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.