Adriana Missae Momma
2017 - Atual: Educação Básica, Ensino e Formação Docente no Brasil, Argentina e Espanha: trajetórias e impactos da implementação das reformas de 1990 a 2017
Descrição: A pesquisa aborda a trajetória das reformas educacionais como estratégia de implementação de políticas públicas visando fornecer conhecimento sobre a rede de atores, instrumentos de política, destinatários e gestores como modo de contribuição ao estudo da política pública e da qualidade na/da educação. Se analisam os determinantes da elaboração da política, recupera o histórico recente desde 1990 a 2017, realiza a análise das prioridades do planejamento nacional da educação que as reformas enfatizam, seus limites e possibilidades assim também a epistemologia política da formação docente para a educação básica. O estudo de campo recolhe as contribuições dos implementadores (gestores) através de análise documental, e entrevistas com as associações nacionais de pesquisadores da educação, as associações de educação comparada e os movimentos de destinatários (público alvo: gestores, professores e associações de professores de educação básica) de cada pais, indagando sobre a intencionalidade, o(s) significado(s) internacional, nacional e local da reforma, a tradição e a história local. A análise documental e bibliográfica, simultaneamente realizará o mapeamento da produção científica sobre a elaboração, implementação e avaliação de políticas educacionais que cada pais participante institucionalizou buscando contribuir para a elevação da qualidade da educação básica e cidadania..
2015 - Atual: Programa de Centros Associados CAPG - Unicamp/Univ. Cordoba/UNESP e UNISINOS
Descrição: O projeto prevê reuniões conjuntas de cooperação internacional entre Brasil e Argentina, e enfatiza o desenvolvimento inter institucional da pós-graduação. São realizadas Missões de Trabalho e Missões de Estudos que favorecem o intercambio de professores e alunos aperfeiçoando o desenvolvimento de estudos e pesquisas, a elaboração de projetos conjuntos e a publicação da produção intelectual.
2011 - Atual: Implementação de Políticas Públicas de Educação Infantil: registro, sistematização e produção de conhecimento de uma escola da Rede Municipal de Campinas
Descrição: O projeto de pesquisa intitula-se ?Implementação de Políticas Públicas de Educação Infantil: registro, sistematização e produção de conhecimento de uma escola da Rede Municipal de Campinas? e, visa a refletir sobre o processo de implementação de políticas públicas de educação infantil na Rede Municipal de Educação de Campinas. Para tanto, pretende se partir de uma leitura da produção de uma escola; seu cotidiano registrado em diversos e diferentes documentos e sistematizações..
Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
2025 - Atual: Judicialização da Pobreza Multidimensional no Estado de São Paulo: um olhar para os direitos das crianças e dos adolescentes
Descrição: A pobreza e a desigualdade são problemas profundos no país, e os dados são definidos de forma muito restrita, com estimativas oficiais baseadas principalmente em informações sobre renda e gastos familiares. Para cumprir o ODS 1, Erradicar a pobreza em suas diversas dimensões, são necessários métodos novos e inovadores de coleta de dados. Os dados sobre a pobreza multidimensional no Brasil foram coletados nos últimos seis anos, utilizando a abordagem consensual, nas cidades de São Paulo, Campinas, Vinhedo e Hortolândia, no estado de São Paulo, cujos dados permitiram a consolidação das Necessidades Socialmente Percebidas (NSP), itens que as populações dessas cidades entendem ser necessários para uma vida digna. As listas incluem itens para a população adulta e infantil (44 itens), que são protegidos não apenas pela Constituição Federal, mas também por diversas leis infraconstitucionais. Diante desse cenário, e considerando que o marco normativo para garantir as Necessidades Socialmente Percebidas (NSPs) de crianças e adolescentes no Brasil é um dos mais robustos do mundo, e ainda assim essa é a população que mais sofre em termos de realização dos direitos fundamentais, a questão orientadora da pesquisa é: Como ocorrem as demandas pelas NSPs de crianças e adolescentes nos Tribunais de Justiça do Estado de São Paulo? A pesquisa parte da hipótese geral de que essas ações judiciais são raras e, em linha com a lógica da judicialização da educação e da saúde, são movidas a partir da perspectiva de direitos individuais homogêneos, em vez de direitos transindividuais, o que exacerba as diferenças e não contribui para o combate à pobreza. A plausibilidade do problema de pesquisa e da hipótese pode ser vista nos estudos já realizados nas últimas décadas no Brasil, com resultados publicados. A estratégia metodológica envolve um levantamento das demandas por meio de descritores específicos no site do TJ-SP, análise de conteúdo e a Metodologia de Análise de Decisões..
2025 - Atual: Transição Energética: Direitos Humanos, Conflitos Geopolíticos, Sustentabilidade e Educação
Descrição: O projeto tem como objetivo promover uma formação cidadã crítica e interdisciplinar a estudantes do ensino médio da rede pública da cidade de Campinas, articulando o diálogo entre os temas de transição energética, direitos humanos, conflitos geopolíticos, sustentabilidade e educação. As atividades propostas integram conteúdos teóricos e práticos, abordando questões atuais como o conflito Israel-Palestina em que traduz um contexto de conflito geopolítico que envolve combustíveis fósseis, o poder entre nações e, consequentemente, dialoga com a transição energética e os impactos advindos deste cenário; os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), educação emancipadora e a atuação de curso com formação interdisciplinar, como o ProFIS, e centros de pesquisa, como o CPTEn. O Projeto valoriza metodologias participativas e produtos autorais dos alunos, como forma de dinamizar o aprendizado, convidando o aluno a contribuir com as temáticas apresentadas. Trabalho realizado com 4 estudantes do ensino médio no contexto do PIBIC-EM..
2019 - Atual: Examinando a Pobreza Multidimensional no Brasil utilizando a Abordagem Consensual
Descrição: O objetivo desse projeto é conduzir um estudo empírico sobre a pobreza multidimensional no Brasil, para desvelar a compreensão pública sobre pobreza, privação e desigualdade, e se há consenso sobre o que as constitui. Pobreza e desigualdade são problemas que claramente estão profundamente enraizados no país, que também se encontra em uma encruzilhada política sendo provável que haja mudanças na direção de políticas públicas e sociais. Nesse contexto, compreender a extrema pobreza no Brasil, como ela pode ser melhor medida e se diferentes grupos sociais compartilham de um entendimento comum sobre pobreza, é essencial. O projeto será o primeiro a utilizar a ?Abordagem Consensual? para a busca deste objetivo. A abordagem, desenvolvida no Reino Unido, e reforçada como ?boa prática? pelo Grupo de Especialistas das Nações Unidas sobre Estatísticas de Pobreza (Rio Group), tem como premissa a ideia de que os indicadores de padrão de vida (e de pobreza) devem incorporar os pontos de vista dos membros daquela sociedade. Ao conduzir grupos focais (GFs) (aproximadamente, entre 5 a 10) e entrevistas cognitivas (ECs) (aproximadamente 10) ? núcleo empírico do projeto ?, examinaremos se há consenso sobre as causas e geradores de pobreza no Brasil. O projeto utiliza e se desenvolve sobre ferramentas teóricas e metodológicas que foram estabelecidas no estudo sobre privação relativa e no desenvolvimento da abordagem consensual para a medição da pobreza. De forma a desenvolver ainda mais a Abordagem Consensual, testaremos itens de pesquisas já existentes, para ver se adaptações serão necessárias no contexto brasileiro. Esse projeto une pesquisadores da Universidade de Cardiff (UC) e da Universidade de Campinas (UNICAMP) com interesse compartilhado em pobreza, desigualdade educacional e econômica, sendo esses grandes desafios para o Brasil. Ao compartilhar conhecimento, através de palestras públicas e seminários, e conduzir trabalho empírico, as redes institucionais já existentes serão significativamente reforçadas. O projeto contribuirá para nossa compreensão acerca das dinâmicas de pobreza no Brasil, como a multidimensionalidade pode ser medida, e relacionar diretamente os debates acadêmicos de políticas públicas sobre como enfrentar a pobreza e a desigualdade. Também visa fornecer uma plataforma para o desenvolvimento de candidaturas a fundos de financiamento maiores, para expandir o estudo sobre pobreza multidimensional no Brasil..
Fernando Vizotto Galvão
2023 - Atual: Atividades extraescolares em países da América Latina
Descrição: O projeto tem como objetivo explorar as características da participação de crianças e jovens em atividades extraescolares em um conjunto de países da América Latina. Dialogando com a literatura internacional sobre shadow education, pretende contribuir para a caracterização dessas atividades na América Latina e para a compreensão dos efeitos da participação em atividades extraescolares sobre desigualdades educacionais nesse contexto, ampliando a fronteira dos estudos sobre o tema. Para a implementação do projeto serão realizados: pesquisa bibliográfica, mapeamento e caracterização de fontes de informação sobre o tema e análise de dados sobre a participação de crianças e jovens em atividades extraescolares..
Luciane Muniz Ribeiro Barbosa
2023 - Atual: A Educação Domiciliar (Homeschooling) na América Latina: mapeamento de um movimento em expansão
Descrição: O projeto insere-se no contexto de análise do direito à educação no Brasil e as implicações que a recusa da compulsoriedade da educação escolar apresenta para a garantia de tal direito. Tem como objetivo principal realizar o levantamento de informações sobre o movimento homeschooling (educação domiciliar) na AméricaLatina. Nos procedimentos metodológicos constam a coleta de fontes primárias documentais, a pesquisa bibliográfica e análise da literatura sobre o tema, bem como coleta de dados em Associações de homeschooling que atuam em prol da defesa da prática. Entendendo a educação domiciliar como uma questão social que tem afetado a educação pública, almeja-se apresentar uma análise dos dados coletados, buscando apreender os desafios decorrentes de tal movimento nos países da América Latina,considerando seu contexto histórico, político e cultural..
2023 - Atual: A precarização do trabalho docente asseverada na pandemia da Covid-19: políticas públicas para minorar o esgotamento profissional
Descrição: Este projeto em rede elege como objetos de estudo a produção científica em circulação nacional e internacional acerca do esgotamento profissional dos trabalhados da educação, bem como as narrativas de professores brasileiros sobre as reverberações da precarização do trabalho docente no período pandêmico e de pós-pandemia. O projeto interinstitucional envolve 18 universidades nacionais e internacionais, todas as regiões do Brasil, e foi elaborado por uma equipe multiprofissional composta por 30 profissionais, dos quais cinco são bolsistas produtividade CNPq, com experiência no âmbito da pesquisa científica, da docência ou da assistência à saúde. A expertise dos pesquisadores possibilitará constituir uma análise transdisciplinar dos resultados da pesquisa. Questiona-se, quais evidências emergentes da literatura científica e das experiências narradas pelos docentes são propositivas de políticas públicas para minimizar o sofrimento psíquico em professores causado pelo esgotamento profissional? O objetivo central é sistematizar evidências acerca do sofrimento psíquico causado pelo esgotamento profissional para amparar uma análise propositiva na elaboração de políticas públicas viáveis de implementação pelas prefeituras, governos ou pelo Ministério da Educação..
Luís Renato Vedovato
2022 - Atual: CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética
Descrição: O projeto, financiado pela FAPESP (Projeto 2021/11380-5), prevê a criação do CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, oferecendo ao Estado de São Paulo uma oportunidade de transbordamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas. Os desafios científicos propostos para o CPTEn compõem uma visão holística da transição energética. O projeto pretende construir plataformas para o diagnóstico contínuo e permanente sobre o uso de energia em prédios públicos através da coleta e análise de dados e do uso de inteligência artificial, buscar inovação regulatória para viabilizar financiamentos público e privado e flexibilizar parcerias, ambicionando inovar na proposição de políticas públicas indutoras da transição energética. As pesquisas se fundam na análise econômica e na prospectiva de cenários para exploração de diferentes caminhos para a desejada transição, impondo que a educação é a chave para a formação de agentes transformadores. Apoia-se na tecnologia como elemento fundamental para viabilizar a transição para energias renováveis e bioenergia, para redes digitais e consumo inteligente e para a transição para cidades inteligentes. A partir de oito disciplinas ou eixos temáticos, criar-se-á um ambiente de pesquisa interdisciplinar, que reúne engenheiros, economistas, juristas, educadores, cientistas da computação, geólogos, jornalistas e cientistas políticos, em busca de contribuição para a qualidade de vida da sociedade Paulista e das gerações futuras e em respeito aos recursos naturais limitados disponíveis no Planeta. O Eixo II parte do pressuposto que o diálogo das várias áreas do conhecimento com o Direito é uma necessidade constante. O princípio da legalidade (tanto no setor público quanto privado) indica que a implementação dos avanços tecnológicos passa pela construção de inovações regulatórias, decisões que respeitam direitos fundamentais e análise de propostas legislativas que possam impactar, no caso da presente proposta, a transição energética. Nesse sentido, o Eixo II será responsável pela pesquisa que visa dar amparo normativo para a atuação do CPTEn. O que inclui encontrar soluções legais e regulatórias inovadoras para os avanços tecnológicos criados, além de desenvolver a pesquisa relativa à construção legal para modelos de financiamento e parcerias do Centro, criando a infraestrutura jurídica necessária para promover a transição energética no Estado de São Paulo. O objetivo é pesquisar caminhos que viabilizem aportes de financiamento público e/ou privado, bem como a flexibilização de parcerias. A proposta é trabalhar no domínio das leis, decretos e resoluções, em nível Estadual, mas estudando suas interfaces com legislações Federais e Municipais, de forma a alavancar a Eficiência Energética e a Transição Energética no Estado de São Paulo. A atuação do Eixo II guarda profundas relações com os ODSs: 16 - Paz, justiça e instituições eficazes; e 7 - Energia acessível e limpa, com reflexos no ODS 1 - Erradicação da pobreza e 10 - Redução das desigualdades..
2019 - Atual: PD-00063-3058/2019 - PA3058 - MERGE - Desenvolvimento de Microrredes Eficientes, Confiáveis e Sustentáveis
Descrição: O projeto MERGE (Microgrids for Efficient, Reliable and Greener Energy) busca desenvolver conhecimento para antecipar oportunidades, enfrentar ameaças e gerar valor agregado através da implantação de aplicações reais de microrredes no Brasil. Como objetivos do projeto, temos: Desenvolvimento, teste e implementações de microrredes nos modos normal (conectado) e de emergência (ilhado) por longos período e/ou em casos críticos, suprindo as cargas de maior prioridade; Integração com a rede para aumentar a eficiência, confiabilidade, qualidade de energia e serviço e para redução de emissões de gases de efeito estufa; Teste de diferentes tecnologias e métodos de controle, fornecimento e armazenamento usando simulações e testes de laboratório antes de aplicações em campo; Realização de estudos para contribuir com o modelo regulatório para microrredes, além de proposições normativas de operação e padrões de segurança; Desenvolvimento e estudos de modelos econômicos e sistemas tarifários para viabilidade econômica de novos negócios em microrredes; Proposição de estratégias de segurança cibernética para proteger os sistemas de supervisão, controle e telecomunicações das microrredes..
2019 - Atual: Examining poverty in a polarised and unequal society: the potential of the Consensual Approach to poverty research in Brazil
Descrição: The aim of this project is to conduct an empirical study of multi-dimensional poverty in Brazil. Brazil is an economically and socially unequal country with high levels of poverty. A recent Oxfam report makes this abundantly clear and highlights that: At the beginning of 2017, the joint wealth of the country?s six richest billionaires was equivalent to that of the poorest half of the population. We also began the year with more than 16 million people living below the poverty line (Oxfam Brazil 2017:21) Poverty and inequality are clearly deeply entrenched social problems in Brazil. The country is also at a cross-roads politically and there are likely to changes in the direction of social and public policy. In this context, understanding the extent of poverty in Brazil, how it can best be measured, and whether different social groups in Brazil share a common understanding of poverty is essential..
Sandra Fernandes Leite
2024 - Atual: SAE BAS [2024-2026] ALFABETIZAÇÃO, EJA E ENSINO TÉCNICO NA REGIÃO DOS CERRADOS DO CENTRO-NORTE DO BRASIL
Descrição: Os Cerrados do Centro-Norte do Brasil configuram uma região que recobre parcialmente os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e ganha destaque e emergência de dinâmicas econômicas associadas ao agronegócio. Do ponto de vista da educação, esse agronegócio altamente tecnificado exige uma demanda crescente por capacitação. Este projeto BAS tem por objetivo dar continuidade a uma pesquisa maior sobre MAPEAMENTO DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO DOS CERRADOS DO CENTRO-NORTE DO BRASIL: UM ESTUDO QUANTITATIVO E QUALITATIVO, que se propõe a discutir criticamente as relações entre o crescimento econômico da região e a melhoria da qualidade de vida local a partir de um conjunto de metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), buscando acompanhar o andamento de metas deste PNE no novo Plano Nacional de Educação PNE 2024-2034. A pesquisa analisa de que maneira a nova economia impacta nos indicadores educacionais na região. Os bolsistas BAS irão apoiar na organização e disponibilização das informações e dados relativos às metas equivalentes no novo PNE 2024-2034 sobre alfabetização: Elevação da taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais até 2015, Educação de Jovens e Adultos EJA e Educação Profissional Técnica de nível médio..
2022 - Atual: Projeto CNPq - A precarização do trabalho docente asseverada napandemia da Covid-19: políticas públicas para minorar o esgotamento profissional
Descrição: Este projeto em rede (CNPQ n. 420121/2022-6) elege como objetos de estudo a produção científica em circulação nacional e internacional acerca do esgotamento profissional dos trabalhados da educação, bem como as narrativas de professores brasileiros sobre as reverberações da precarização do trabalho docente no período pandêmico e de pós-pandemia. O projeto interinstitucional envolve 18 universidades nacionais e internacionais, todas as regiões do Brasil, e foi elaborado por uma equipe multiprofissional composta por 30 profissionais, dos quais cinco são bolsistas produtividade CNPq, com experiência no âmbito da pesquisa científica, da docência ou da assistência à saúde. A expertise dos pesquisadores possibilitará constituir uma análise transdisciplinar dos resultados da pesquisa. Questiona-se, quais evidências emergentes da literatura científica e das experiências narradas pelos docentes são propositivas de políticas públicas para minimizar o sofrimento psíquico em professores causado pelo esgotamento profissional? O objetivo central é sistematizar evidências acerca do sofrimento psíquico causado pelo esgotamento profissional para amparar uma análise propositiva na elaboração de políticas públicas viáveis de implementação pelas prefeituras, governos ou pelo Ministério da Educação..
2021 - Atual: AS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 NA REGIÃO DOS CERRADOS DO CENTRO-NORTE DO BRASIL
Descrição: Os Cerrados do Centro-Norte do Brasil configuram uma região que recobre parcialmente os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, onde surgem novos polos de expansão da agricultura modernizada brasileira. Esse território tem ganhado destaque em emergência de dinâmicas econômicas associadas ao agronegócio. As mudanças verificadas indicam alterações importantes na estrutura produtiva regional, concretizadas pela introdução de aparatos técnicos modernos e de novos agentes socioeconômicos, estes voltados para atender às demandas desse setor. Porém, esse fenômeno também gera implicações ambientais, econômicas e sociais. Essas transformações não se espalharam com a mesma intensidade para todos os municípios. Pelo contrário, a maior parte deles não obteve dinamização na economia urbana, mesmo com o aumento da modernização agrícola no campo. Do ponto de vista da educação, esse agronegócio altamente tecnificado tem uma demanda crescente por capacitação. Esta pesquisa assumiu que a nova economia gerada pelo agronegócio na região representava ou influenciava diretamente os indicadores educacionais. A partir de um conjunto de metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) Lei nº 13.005/2014, voltadas para a Educação Básica e ensino profissionalizante, buscou-se estabelecer e discutir criticamente as relações entre o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida local. Procurou-se, sobretudo, analisar de que maneira esse desenvolvimento econômico impactou nos indicadores. Diante desse avanço, que trouxe consigo contradições, foi levantada a necessidade de compreender os possíveis impactos nos vetores educacionais do Matopiba. Este trabalho iniciou em 2018 com o Projeto FAPESP nº 17/05658-5: Mapeamento das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 na região dos cerrados do centro-norte do Brasil: um estudo quantitativo e qualitativo. O financiamento inicial da pesquisa foi até início de 2020 e ela continua suas atividades com sua equipe de pesquisadores e alunos da Faculdade de Educação da Unicamp, do Instituto de Geociências da Unicamp e com parcerias com o CAEd da Universidade Federal de Juiz de Fora, além de contar com apoio dos projetos Unicamp SAE, BAS e BAEF. Os resultados e trabalhos derivados dessa pesquisa são regularmente disponibilizados no website https://sites.google.com/view/cerradoscentronortebrasil/.